Orgatec 2024
+
Inspirações e tendências que estão moldando o futuro dos ambientes de trabalho
De 22 a 25 de outubro de 2024, a MINIMAL participou da ORGATEC, a principal feira internacional dedicada ao futuro do trabalho, que apresentou os últimos desenvolvimentos, produtos e tendências que definirão os espaços de trabalho de amanhã. Ficou evidente que uma mudança estrutural está em curso, como o design de escritórios voltados para ambientes mais abertos, acolhedores e alinhados às necessidades e estilos de vida em constante transformação
Esse momento reflete um dinamismo sem precedentes no mundo do trabalho. Mais do que nunca, o escritório precisa atender às demandas de flexibilidade, inclusão e diversidade, criando espaços funcionais, inspiradores e capazes de promover interações significativas. O evento destacou como o mobiliário corporativo se adapta para apoiar não apenas a produtividade, mas também o bem-estar, a criatividade e conexão humana.
A evolução dos ambientes de trabalho, impulsionada pela necessidade de maior criatividade, colaboração e flexibilidade, transformou radicalmente o design e a funcionalidade dos escritórios atuais. Espaços abertos, mudanças de ambiente, enfoque em estética e bem estar refletem novas demandas, mas também apresentam desafios significativos, especialmente em relação ao conforto acústico. Sem o controle total sobre elementos estruturais, as empresas dependem cada vez mais de soluções móveis e funcionais para garantir um ambiente confortável. A integração eficaz entre design, funcionalidade e acústica é essencial para atender às necessidades desse cenário em constante mudança.
Variedade de soluções de privacidade que todos possam acessar para dar as pessoas mais controle sobre a estimulação ao redor delas com base nas demandas cognitivas do que estão fazendo. As opções devem incluir espaços com privacidade acústica, visual e territorial
Projetos acústicos agora vão além de paredes e divisórias, abrangendo móveis e objetos decorativos que integram além da forma e função, criam espações emocioanis e humanizados.
Ao posicionar os assentos mais próximos ao chão, a instalação criou um espaço relaxante e intimista, diminuindo a distância física entre os convidados e proporcionando conexões mais próximas. Essa abordagem conforto reflete a tendência crescente de utilização de soluções modulares, que combinam flexibilidade, interação social. O design de assentos modulares, com essas características parece continuar desempenhando um papel central na criação de experiências sociais.
Na edição da Orgatec, uma das tendências mais marcantes foi o uso de cores análogas no design de interiores. Essas cores, que transitam suavemente entre tons próximos no círculo cromático, oferecem uma sensação de continuidade e equilíbrio visual. Inspiradas pela natureza, essas paletas equilibram o vibrante e o acolhedor, evocando autenticidade e despertando conexões emocionais. Combinadas a materiais naturais e texturas convidativas, como tecidos que remetem aos confortos do lar, essas cores criam ambientes que promovem bem-estar, colaboração e criatividade. No local de trabalho, essa abordagem é capaz de equilibrar a estética tecnológica com um toque humanizado, tornando os espaços mais acolhedores e inspiradores.
Descubrimos como essa tendência pode transformar ambientes, criando refúgios contemporâneos que combinam beleza e funcionalidade.